quinta-feira, 24 de março de 2016

Vamos falar da correria da semana!

Oi amiga fada! Já viu fada correr!?
- Pois é! Choveu tanto essa semana em BH, que molhei minhas asas e mal pude respirar de tanto que corri!  Vamos falar de coisa boa!
... Sei que prometi um vídeo, mas ainda não deu tempo de editar =[
 Mas pode deixar que o feriado vai ajudar a finaliza-lo...

- E trabalharei todos esses dias também! - hihi
A área de patologia clinica ( - É eu sou do tipo ~ fada enfermeira =3) não para!
Muita, mas muita gente se esquece dos cuidados básicos na época de chuva, acaba não se prevenindo ou esquecendo de evitar nosso inimigo mortal e perigoso: "o mosquito da dengue" e acaba correndo nos laboratórios e nós recomendamos mais cuidado não é!

Não apenas evitar a água parada, mas tomar cuidado com as plantinhas que acumulam água, possíveis ralos e ate com as vasilhinhas de água dos seus pets.
                                         Então se cuida amiga se for pra ficar dengosa só se for por chamego =3

- Vou contar pra vocês sobre o susto que minha saúde me deu essa semana!

A algum tempo sei que tenho um aumento sérico* no cálcio produzido pelo meu próprio corpo:
 - Alimentos com leite, gorduras deixam meus rins loucos! Sofro muito com a formação de cálculos - as chamadas - pedrinhas nos rins, alem causar alguns problemas inflamatórios em alguns locais, como tendinite nos ombros.
Pro meu susto, tive uma bela crise renal.

- E após o acompanhamento medico, solicitei ao medico que me auxilia-se a entrar em contato com uma nutricionista, para me ajudar e poder cortar por completo carne vermelha da minha dieta o que auxilia á diminuir o consumo de cálcio, mas também á completar uma das minhas metas do ano, proteger mais animais do consumismo das grandes industrias.

- Sim, amiga a maioria das fadas é vegetariana, mas algumas fadas precisam do ferro dos alimentos que é mais facilmente obtido pela carne.

Então, ontem compareci á nutricionista e estamos iniciando este processo, primeiramente pela saúde, mas me ajudará a delimitar quantos animais estão sendo criados para que nos alimentarmos.

 Não vou muito a fundo, mas todos sabemos da crueldade dos matadorouros e locais de criação de animais para abate não apenas em minas, mas em todo Brasil á fiscalização é baixa e mais baixo ainda é quantidade de locais com o projetos de humanização (esquisito né) de vida e abate animal - aquele onde o animal é parcialmente livre durante a vida, criado com alimentação orgânica e não sofre nenhum abuso com anabolizantes, tem uma vida mais longa e completa do que a do acelerado processo de comercial e não é tratado como produto sim como ser vivo que é capaz de doar parte de sua vida para nós seres humanos e por tal devemos ser gratos.

... Ficou decido que, como não posso ficar 100% sem a carne, por orientação medica, darei preferencia a carne branca em pouca quantidade.

Fonte anexa, ps. nesta foto tem carne vermelha com sua pequena
proporção seguindo o dieta brasileira, mas também tem peixinho
ali, amo peixe - Ue! sereias e fadinhas tem que comer!?
Então vou contar pra vocês o conceito do semi vegetarianismo, pois existem muitas controvérsias sobre ele e apesar disso é o que se encaixará perfeitamente para meu cotidiano.

O semi vegetarianismo incluí ate 3 vezes por semana o consumo de carne branca, como frango, que vou evitar, ovos, peixe, incluí todos os itens integrais possíveis, como cerais, muitas frutas - com casca, verduras.
 Corta os refinados como açúcar. Aboli o refrigerante - cortou geral! - e ainda dá um xau para o sal investindo na comida aromática: todas as ervas e temperinhos naturais como alecrim, louro, salsa, cebolinha, cominho e temperos que elevam e perfumam a comida substituindo e muito a necessidade de salgar:
- Eu já tinha um pequeno canteiro que foi ampliar as ervas em planto em casa, alguns supermercados e floras perto do meu lar investem em vender mudinhas de varias ervas facilitando o processo.

-A dieta ainda inclui uma enorme variedade de feijões.
- Fui ate no mercado central pra comprar alguns, adorei feijão fradinho - hummmmm!


- Li está matéria e achei importante complementar os motivos que levam alguém á ser vegetariano, quero me incluir, não apenas pela saúde, mas por acho que fará um pouco a diferença no mundo!

Eric Slywitch é médico e especialista em nutrição. Vegetariano, dedica seu trabalho a orientar as pessoas que desejam adotar esta dieta. É autor dos livros "Virei Vegetariano e Agora?" e "Alimentação sem Carne",cita os seguintes motivos que podem levar alguém a se tornar vegetariano

Do ponto de vista da saúde, estudos com populações vegetarianas, quando comparadas com as que comem carne, mostram redução de inúmeras doenças:

- Redução das mortes por doença cardiovascular em 31% em homens vegetarianos e 20% em mulheres vegetarianas (reunião de 5 estudos prospectivos totalizando 76 mil indivíduos).

- Níveis sanguíneos de colesterol 14% mais baixos em ovo-lacto-vegetarianos do que nos onívoros.

- Níveis sanguíneos de colesterol 35% mais baixos em veganos do que nos onívoros.

- Menor pressão arterial (redução de 5 a 10 mmHg) nos vegetarianos.

- Redução de até 50% do risco de apresentar diverticulite nos vegetarianos.

- Onívoros apresentam o dobro do risco de apresentar diabetes quando comparados com vegetarianos (estudo com 34.198 indivíduos adventistas).

- Há estudos recentes demonstrando que os diabéticos, quando adotam uma dieta vegana com baixo teor de gordura (comparados com os que adotam uma dieta preconizada pela Associação de Diabetes Americana) têm o dobro de benefícios com relação à perda de peso, uso de medicamentos, redução do "colesterol ruim" e da perda de proteína pelos rins (microalbuminúria).

- Probabilidade duas vezes menor de apresentar pedras na vesícula nas mulheres vegetarianas (estudo com 800 mulheres entre 40 e 69 anos).

- Os onívoros têm um risco 54% maior de ter câncer de próstata (estudo com 34.198 indivíduos adventistas).

- Os onívoros têm um risco 88 % maior de ter câncer de intestino grosso (cólon e reto). A carne vermelha ou branca está vinculada (de forma independente) com o risco aumentado de câncer de intestino grosso (estudo com 34.198 indivíduos adventistas).

- Redução da incidência de obesidade em vegetarianos. O estudo EPIC-Oxford avaliou 33.883 onívoros e 31.546 vegetarianos e constatou que a obesidade estava presente em 7,1% dos homens e 9,3% das mulheres onívoras, contra 1,6% dos homens e 2,5% das mulheres veganas, respectivamente.

- Pelo menor teor de proteínas e por melhorar o perfil lipídico, a dieta vegetariana pode ser benéfica para os que estão perdendo a função renal.

- Alguns estudos apontam que uma dieta vegetariana sem derivados animais e com predominância de alimentos crus reduz os sintomas de fibromialgia.

O meio-ambiente agradece ao pararmos de comer carne, pois a pecuária é uma atividade que contribui de forma significativa com a contaminação de mananciais aquíferos do planeta, a desertificação de solos, a devastação de florestas e ecossistemas, além de contribuir com o aumento de emissão de gazes que geram o efeito estufa, pois a pecuária é a principal fonte dessas emissões oriundas das atividades humanas segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Cerca de 18% de todos os gazes com potencial de causar efeito estufa provém da pecuária, enquanto 13% provém dos meios de transporte.


- Entenderam, á ideia não é bem convencer á todos, por que muitos não se adaptam ao estilo de vida, mas a partir de agora está é a minha vida que adotarei e passarei minha experiencia continua deste momento buscando ser mais saudável e fazer algo pequeno mas instigante pela vida destes animais que não me servirão desta forma, mas sim com sua amável existência.

Fica á mensagem...


*Sérico quer dizer quantidade normal, só que no meu caso é um pouco mais alta mas pra mim é normal não condiz uma doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar seu comentário, lembrete ou pó magico *-*